top of page
Foto do escritorRafael

O Papel dos Influencers Marketing em sua Estratégia


Ser recomendado por um cliente é o melhor marketing que você pode ter. Há muito tempo essa máxima é sábida pelos profissionais do ramo. É por isso que as avaliações de outros usuários são tão importantes para sua marca ou empresa.


Mais recentemente, os Influencers Marketing, influenciadores, pessoas conhecidas e respeitadas na comunidade onde se encontra o seu público-alvo, vêm ganhando espaço nas estratégias de Marketing Digital.


Se quiser incorporar esse tipo de modelo no seu negócio, separamos algumas dicas e as mais recentes novidades sobre o tema



1 - Relevância para seu público

Não adianta (muito) ter uma pessoa com uma base gigante de fãs falando sobre você. Para que essa @ realmente faça a diferença e atinja suas metas, é necessário escolher alguém que tenha relevância para os seus seguidores, que faça parte da mesma tribo. Claro, você pode escolher alguma personalidade famosa, com maior apelo popular - mas é sempre bom lembrar que ela também seja conhecida pelos atributos que você deseja passar.


2 - Pequenos e Médios influenciadores estão ganhando terreno


Usar celebridades na sua estratégia funciona sim. Mas, ao menos que você seja uma marca ou empresa com um grande poder de investimento, é bom lembrar que algumas empresas estão tendo um sucesso realmente relevantes com influenciadores com base de fãs menores - entre 10 mil e 250 mil seguidores.


Assim, com um capital menor, você consegue impactar a sua audiência e trazer os resultados esperados na sua estratégia. Além disso, esse nincho traz um bom apelo pela proximidade com a sua base de seguidores.


3 - É preciso ser natural


Ainda sobre escolher Influencers com menos seguidores, é bom lembrar que, ao usar algum artista, as pessoas de cara saberão que se trata de uma um post pago (não que isso sirva de desculpa para esconder isso com os influenciadores de menor potencial, uma vez que as regras estão cada vez mais rígidas sobre os posts disfarçado. É preciso deixar claro que aquilo é sim um post pago).


Seguidores com uma maior identificação com o seu público e também com as redes sociais têm taxas de engajamento maiores nas publicações pagas, uma vez que são mais naturais e o público vê realmente a chance deles saberem sobre a sua marca e/ou produto.



4 - O reinado do Instagram


Historicamente, o Youtube sempre foi o canal em que os influenciadores de conteúdo reinaram. Mas o Instagram está ganhando a preferência deles - e do seu seus clientes, por consequência. Em novembro de 2016, uma pesquisa da empresa TapInfluence perguntou a cerca de 300 Influencers Marketing qual era a rede social preferida deles e que tinha maior potencial de crescimento. O Instagram ganhou disparado.


O motivo, afirma profissionais, é que o app de fotos é mais intimista e te dá realmente a chance de conhecer e confiar nas outras pessoas.



5 - Vídeos são a bola da vez



Em qualquer Guia de Marketing de Conteúdo de 2017 que você ler, isso irá aparecer: os videos são a bola da vez.


Não existe um método único para determinar que tipo de conteúdo e mídia serão mais eficazes, mas as marcas e os influenciadores estão inclinando-se a usar vídeos cada vez mais - uma forma de captar mais a atenção da sua audiência e também de parecer mais genuíno.


Uma vez que essa mídia está ganhando mais atenção das redes sociais - como o livestreaming no Facebook ou Youtube, Periscope e Memories e Stories do Snapchat e Instagram - seria inteligente incluir vídeos na sua estratégia de marketing também.


Fiquem ligados em nosso blog. Nos próximos dias iremos mostrar como achar os influenciadores certo para o seu público-alvo.


Gostou da postagem? Deixe seus comentários abaixo! Será um prazer ouvir um pouco de vocês.


bottom of page